sexta-feira, 1 de junho de 2012

Relatos de Mesas - Mesa 5


Mesa 5 – Estágios e parcerias com a escola pública

Coordenadora 
Neide Luzia de Rezende

Convidados
Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira - FE
Vera Bohomoletz Henriques - IF
Maria Inês Batista Campos - FFLCH
Heloísa Brito A. Costa - FFLCH
Maria Christina de Souza Lima Rizzi - ECA
Sirley Ambrósia Vitório Oliveira - Bolsista IME

Os professores convidados são ou foram coordenadores de CoCs com assento na CIL (Comissão Interunidades das Licenciaturas) e apresentaram aspectos do Estágio tanto no que se refere à situação atual de inserção na grade quanto às características dos estágios realizados nas escolas parceiras.

Destacaram o modo como está configurada a Licenciatura em suas unidades: inserção das disciplinas na grade horária, número de horas, características da unidade (FE sofre com a insuficiência de professores e educadores diante do número de alunos e da quantidade de horas de estágio; Letras não possui educador).

A professora do IF e a bolsista do IME também identificaram escolas parceiras onde o estágio é realizado de modo muito positivo. Na ECA, a professora Rizzi destacou a importância que o estágio sempre teve e continua tendo no âmbito das 4 Licenciaturas ali existentes.

Todos os convidados enfatizaram a necessidade de aperfeiçoar com urgência o Programa de Formação de Professores. Ampliar e reforçar os convênios com as escolas públicas, ampliar o número de educadores, diminuir a distância entre as unidades e fomentar a formação continuada de professores foram as principais reivindicações trazidas pelos participantes desta mesa.