sexta-feira, 1 de junho de 2012

Relatos de Mesas - Mesa 3

Mesa 3 - Formação de professores da USP: perspectivas e desafios

Coordenadora
Carmen Sylvia Vidigal Moraes/ FEUSP

Participantes
Noeli P. Padilha Rivas - Departamento de Educação / FFCL -USP Ribeirão Preto
Sylvia Bassetto - Departamento de Geografia – FFLCH-USP
Lisete R. Gomes Arelaro - FEUSP
Rubens Barbosa de Camargo - FEUSP

Principais propostas, recomendações, encaminhamentos:

1. Face à gravidade do quadro educacional apontado nas pesquisas apresentadas pelo Prof. Rubens, relativo ao perfil sócio – econômico e cultural de nossos alunos e à queda permanente e acentuada nas matrículas e conclusões dos cursos de formação de professores no país, e nos da USP, acompanhado da elevação das matrículas nos cursos à distância, foram propostas medidas visando a maior politização da relação Universidade e escola pública. Considerou-se obrigatória e urgente a intervenção institucional, no plano interno e externo, protagonizada pela CIL-USP, em conjunto com as universidades públicas do Estado de São Paulo – Unesp e Unicamp (presentes ao debate) - para garantir:

• o desenvolvimento, pelas universidades, de medidas institucionais que possam superar a dificuldades de acesso e permanência dos alunos nos cursos de licenciatura, com uma política ampliada e permanente de bolsas de estudos, bolsas trabalho e permanência - destinadas aos alunos iniciantes dos cursos de graduação das Licenciaturas;

• a realização de projetos de capacitação em serviço, presencial, destinadas aos docentes da educação básica elaborados pelas universidades junto às redes públicas, com o envolvimento das diferentes Licenciaturas na sua elaboração, realização, acompanhamento e supervisão/ avaliação;

• a pressão política das universidades sobre os governos municipais e estadual no sentido de se assegurar uma política concreta de valorização da profissão docente, que promova melhores condições de trabalho e salários compatíveis aos professores da escola pública, plano de carreira e capacitação permanente em serviço;

• o compromisso institucional da USP e demais universidades públicas na luta pelos 10% do PIB para a educação no Plano Nacional de Educação (2011-2020).

2. Manifestação institucional da USP (Pró-Reitoria de Graduação e CIL) e demais universidades públicas no sentido de promover o debate e posicionamento sobre a pertinência da Deliberação do Conselho estadual de Educação/CEE n 11 de 2012 (já aprovada como Resolução), que “ fixa as diretrizes curriculares complementares para a Formação de Docentes para a educação básica nos cursos de Graduação de Pedagogia, Normal Superior e Licenciaturas, oferecidos pelos estabelecimentos do ensino superior vinculados ao sistema estadual”, a qual apresenta visão contrária à concepção de educação e, também, de formação docente defendidas nos projetos de formação do professor em implementação nas universidades públicas paulistas. Neste sentido, cabe à CIL organizar/ coordenar a agenda de discussão interna e em conjunto com Unesp e Unicamp.

3. Manifestação/ posicionamento da CIL no sentido de a USP garantir as condições internas, de infraestrutura do Programa de Formação de Professores da USP, tais como a contratação imediata de professores para os cursos de Licenciatura e dos educadores que devem atuar na supervisão dos estágios. Tais condições são requisitos indispensáveis para a efetiva implementação do Programa, com a qualidade propiciada pelo desenvolvimento do trabalho integrado de professores de Licenciatura dos diferentes cursos/Unidades, pela efetivação de projetos integradores como o da “Unidade de Estágio”, e para a potencialização dos resultados de ações conjuntas recentes, como as do Pibid/Capes.