sexta-feira, 1 de junho de 2012

Relatos de Mesas - Mesa 4

Mesa 4 - A realidade dos egressos das Licenciaturas da USP no Ensino Público

Coordenadora
Denise de La Corte Bacci – Licenciatura IGc

Convidados
Selma Garrido - FE
Ana Paula do Nascimento - Bolsista FE
Jucivagno Francisco Cambuhy - Bolsista IF
Luciane Eliza dos Santos - Bolsista FE
Verônica Marcel Guridi – EACH – CIL

Profa. Selma Garrido Pimenta

Apresentou pesquisa sobre os egressos de diversos cursos de licenciatura da USP, com exceção do curso de Pedagogia, no período de 2005-2008, pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador – GEPEFE, mapeando a formação universitária, o egresso e a inserção profissional. O projeto em andamento mostra até o momento que 44% dos alunos que participaram da pesquisa estão atuando na rede pública e 28% na rede particular.

A Profa. ressaltou a importância da pesquisa na área de formação de professores para fortalecer o PFPUSP de forma que se implemente efetivamente por meio da força do argumento da pesquisa.

A inclusão e a diversidade que se encontram na escola têm sido pouco discutidas nos programas de formação de professores. O professor vai se deparar cada vez mais com essa situação nas escolas.

Conclamou por ações mais agressivas por parte da CIL, pois após 4 anos de sua gestão como Pro-Reitora de Graduação, muitas coisas ainda não foram feitas e não saíram do papel.

Prof. Verônica Guridi

Apresentou pesquisa com alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – LCH – EACH sobre os egressos em relação à vivência profissional após saírem da universidade. Relatou que muitos desempenham papel na escola pública, mas também em Parques e Museus. Os egressos que estudaram na escola pública procuram voltar às escolas públicas para trabalhar. Ressaltou alguns problemas do curso, que ainda é novo, como a questão de concursos e dos alunos não conseguirem tomar posse em cargos públicos, pois nos editais os nome do curso ainda não aparece.

Jucivagno Francisco Cambuhy - Bolsista Educador do Instituto de Física

Apresentou um relato pessoal da sua formação na licenciatura em Física no IF trazendo dados sobre a realidade dos estudantes nas licenciaturas. A universidade mudou as suas oportunidades de emprego e ele teve apoio e aproveitou as oportunidades que a universidade ofereceu.

Relatou que muitos alunos não vão para escola pública porque se sentem inseguros para lecionar, preferindo ser professor eventual. Apresentou relatos das escolas que estagiou, comparando duas realidades diferentes e também as surpresas que teve na escola pública que trabalha atualmente, equipada com materiais de informática e bons recursos materiais, da diversidade e da questão da inclusão, ressaltando que os alunos das licenciaturas não estão preparados para trabalhar com alunos especiais e com deficiência visual ou auditiva. Reforçou que muitos alunos voltam para escola pública porque querem dar um retorno e fazer algo para mudar a realidade das escolas que estudaram. Assumem os desafios da escola pública.

Luciana Eliza dos Santos - Bolsista Educador da FEUSP

Relatou que nos estágios que tem acompanhado e na visita às escolas campo tem encontrado muitos egressos da USP. Ressaltou a importância do desenvolvimento dos estágios nas licenciaturas, pois os estágios trazem a experiência da realidade das escolas e vivência para os futuros professores.