PROGRAMAÇÃO

 
IV Jornada das Licenciaturas da USP
Formação de Professores e Compromisso da USP com a Educação Pública


Dia 10 de maio

09h00 às 10h00 – Solenidade de Abertura

Telma Maria Tenório Zorn - Pró-reitora de Graduação da USP
Marcelo Knobel - Pró-reitor de Graduação da Unicamp
Francisco José Carvalho Mazzeu - Representante da Pró-reitoria de Graduação da UNESP 
Mauro Wilton de Sousa - Diretor da ECA-USP
Lisete Regina Gomes Arelaro - Diretora da FEUSP
Paulo Takeo Sano - Presidente da CIL-USP 

10h30 às 12h30 - MESA 1 – Formação de Professores: as experiências da USP, UNESP e UNICAMP
As profundas modificações no panorama educacional do país nas últimas décadas, com a ampliação maciça do acesso à escola pública, bem como a revisão significativa ocorrida mundialmente em relação à formação de professores levaram as universidades brasileiras a reformular suas licenciaturas. Pretende-se nesta mesa discutir e refletir sobre as ideias que nortearam as experiências recentes das universidades estaduais paulistas.
Coordenadora
Maria Christina de Souza Lima Rizzi – Licenciatura CAC/ECA
Convidados
Sonia Teresinha de Sousa Penin – FE  
Guilherme do Val Toledo Prado - Unicamp

Maria Valeria Barbosa Verissimo - UNESP
Iole de Freitas Druck – IME – CIL

ALMOÇO

14h00 às 16h30 - MESA 2 – Programa de Formação de Professores da USP: situação atual

O objetivo desta mesa é apresentar a situação atual do Programa de Formação de Professores da USP nas diversas unidades, promovendo reflexões sobre dificuldades e avanços obtidos na formação de professores desde sua implantação, a partir de 2006. O debate contará com a participação de professores envolvidos na implantação do programa. Busca-se, desta forma, oferecer um panorama geral das contribuições do programa e avaliar os esforços promovidos pelas unidades na renovação de práticas e formas de organização das licenciaturas.
Coordenadora
Vera Bohomoletz Henriques – Licenciatura IF
Convidados
Paulo Takeo Sano – IB/Presidente da CIL
Glória da Anunciação Alves – Geografia/FFLCH
Manoel Oriosvaldo de Moura – FE
Maria Angélica Penatti Pipitone – ESALQ/Vice-presidente da CIL

17h00 às 19h00 - PAINÉIS – Relatos de Experiências e Pesquisas
  • Relatos de Experiências relacionadas aos estágios
  • Relatos de Experiências relacionadas às atividades acadêmico-científico-culturais
  • Relatos de Experiências relacionadas às práticas como componentes curriculares
  • Relatos de Experiências dos egressos das Licenciaturas USP
  • Relatos de pesquisas nos/sobre os cursos de Licenciatura

17h00 às 19h00 - GRUPOS TEMÁTICOS 
  • Compromisso da USP com às licenciaturas
  • As licenciaturas e evasão discente
  • Especificidades e problemas dos estágios obrigatórios da licenciatura
  • Demandas das licenciaturas da USP às Secretarias de Educação 


LANCHE

19h30 às 21h30 - MESA 3 - Formação de professores da USP: perspectivas e desafios
O Programa de Formação de Professores da USP foi idealizado no período 2001-2004 e implantado a partir de 2006. Essa implantação adquiriu configurações peculiares no âmbito dos diferentes cursos da USP. Nesta mesa, propõe-se descrever e explicar essa diversidade, com o intuito de refletir, levantar questões e possíveis soluções para o desenvolvimento da formação de professores da USP.

Coordenadora
Carmem Sylvia Vidigal Moraes – Licenciatura FE

Convidados
Sylvia Bassetto – FFLCH/CIL
Rubens Barbosa de Camargo - FE
Noeli Prestes Padilha Rivas – FFCLRP/CIL
Lisete Regina Gomes Arelaro – FE

Dia 11 de maio

09h00 às 12h30 - MESA 4 – A realidade dos egressos das Licenciaturas da USP no Ensino Público

O objetivo desta mesa é discutir a presença e peculiaridades da inserção dos alunos formados e licenciados pela USP na rede pública de ensino. É voz corrente que o egresso da USP prefere a rede particular, que pagaria melhor, e/ou outras instituições, como as financeiras, no caso de alunos formados em Exatas, por exemplo. Na situação atual do ensino em São Paulo, procura-se discutir então como os egressos de diferentes áreas se inserem nas escolas públicas, em termos de quantidade e de distribuição de áreas.
Coordenadora
Denise de La Corte Bacci – Licenciatura IGc
Convidados
Selma Garrido - FE 
Ana Paula do Nascimento - Bolsista FE
Jucivagno Francisco Cambuhy - Bolsista IF
Luciane Eliza dos Santos - Bolsista FE
Verônica Marcel Guridi – EACH – CIL

ALMOÇO

14h00 às 16h30 - MESA 5 – Estágios e parcerias com a Escola Pública

O objetivo desta mesa é discutir conquistas, necessidades e propostas de melhorias para a realização de estágios, tendo em vista que o Programa de Formação de Professores da USP prevê a formação inicial de modo articulado com as necessidades da escola pública e com a formação continuada de professores. Serão apresentadas para o debate experiências e reflexões relacionadas aos estágios nos cursos de Letras, Artes, Comunicações, Física e na Faculdade de Educação.
Coordenadora
Neide Rezende – Licenciatura FE
Convidados
Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira – FE
Vera Bohomoletz Henriques – IF
Maria Inês Batista Campos – FFLCH/CIL
Maria Christina de Souza Lima Rizzi – ECA/CIL
Sirley Ambrósia Vitório Oliveira – Bolsista IME

17h00 às 19h00 - PAINÉIS – Relatos de Experiências e Pesquisas
  • Relatos de Experiências relacionadas aos estágios
  • Relatos de Experiências relacionadas às atividades acadêmico-científico-culturais
  • Relatos de Experiências relacionadas às práticas como componentes curriculares
  • Relatos de Experiências dos egressos das Licenciaturas USP
  • Relatos de pesquisas nos/sobre os cursos de Licenciatura

17h00 às 19h00  - GRUPOS TEMÁTICOS 
  • Compromisso da USP com às licenciaturas                                                   Coordenadora Cecília Hanna Mate – FE
  • As licenciaturas e evasão discente                                                           Coordenadora Elizabeth dos Santos Braga – FE
  • Especificidades e problemas dos estágios obrigatórios da licenciatura Coordenadora Dália Rosenthal CAP/ECA
  • Demandas das licenciaturas da USP às Secretarias de Educação         Coordenador Ismar de Oliveira Soares – CCA/ECA

LANCHE

19h30 às 21h30 - Síntese e Proposições da IV Jornada